
Se você nunca ouviu falar no subgênero, esses filmes foram produzidos após uma época em que o cinema chinês produzia praticamente só filmes de artes marciais. Eis que cineastas como John Woo e Ringo Lam resolvem ressuscitar um gênero que os chineses haviam esquecido nos anos 70, os velhos thrillers de gangsters. Obviamente que isso foi somado a um nível de ação badass inigualável, que rendeu até o apelido mais comum desses filmes: Heroic Bloodshed(algo como "Banho de Sangue Heroico").
São características de um Heroic Bloodshed:
- Protagonista badass pronto pra se enfiar em tiroteios insanos como se isso fosse a coisa mais normal da sua vida, geralmente gangster honrados(Mark de A Better Tomorrow, por exemplo) ou policiais durões(Tequila de Hard Boiled).
- A trama sempre envolve amizades, traições e a honra dos personagens.
- A quantidade de sangue quase sempre faz juz ao nome, e os tiroteios são totalmente insanos, com grandes explosões e faíscas voando pra todo lado, e ocasionalmente um pouquinho de kung fu.
- A marca principal é o uso de uma arma em cada mão (imortalizado pelas pistola duplas de Chow You Fat, que é protagonista de boa parte deles).
Incrivelmente, apesar de parecer um cinema totalmente sem cérebro e sem noção, Heroic Bloodsheds (principalmente os de John Woo) apresentam um certo apuro narrativo e ocasionalmente ótimas atuações.
Bom, vou colocar a lista dos filmes que serão analisados (ou pelo menos pretendo que sejam):
- A Better Tomorrow I a.k.a Alvo Duplo (1986)
- A Better Tomorrow II a.k.a Alvo Duplo II (1987)
- A Better Tomorrow III a.k.a Alvo Duplo III (1989)
- Bullet In The Head a.k.a Bala na Cabeça (1990)
- City On Fire a.ka Perigo Extremo (1987)
- The Killer a.k.a O Assassino (1989)
- Hard Boiled a.k.a Fervura Máxima (1992)
Nenhum comentário:
Postar um comentário