segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Better Tomorrow II ou Alvo Duplo II (1987)


Devido ao sucesso estrondoso de A Better Tomorrow e provavelmente sobre muita pressão, John Woo concebeu essa sequência direta que retome, de certa forma, o mesmo tema do original: a busca de redenção de um criminoso. O resultado acabou sendo um filme com um roteiro com menor qualidade em relação ao primeiro, porém com muito mais ação, o que até compensa algumas forçadas de barra à la novela no enredo.


A Better Tomorrow II começa Ho preso recordando dos eventos ocorridos no primeiro filme e logo em seguida lhe é ofertada a proposta de liberdade se ajudasse a polícia a investigar um antigo amigo, Lung. Como Ho recusa, o trabalho acaba caindo para seu irmão Kit, que se infiltra na família de Lung seduzindo sua filha. Ao saber disso, Ho acaba concordando em ajudar a polícia também. Assim, com os dois irmãos em cima de Lung, descobrimos que ele se afastou do submundo e tem tentando uma vida normal com sua empresa. Porém, alguém arma uma cilada para Lung, o incriminando por um assassinato, e com a ajuda de Kit e Ho ele é mandado para Nova York. Em Nova York, Lung entra em colapso após ver o amigo que tinha lhe dado abrigo ser brutalmente assassinado em sua frente. É então que no momento "forçando a barra", nos é apresentado Ken, o irmão gêmeo de Mark do primeiro filme que afastado do crime tenta tocar um restaurante, a quem é pedido que tome conta de Lung e o ajude a voltar a si.


O roteiro escrito por Woo e o produtor Hark Tsui, apesar de possuir grandes momentos emotivos como o primeiro(o esforço de Ken para quebrar o estado de choque de Lung e a cena de Kit falando com sua filha pelo telefone são momentos particularmente grandiosos), possui bem mais tiroteios e alguns momentos um pouco deslocados(a superstição de Kit sobre a sua morte principalmente). Mas o principal problema é que originalmente o filme deveria 160min, mas Tsui fez com que Woo cortasse o filme para um formato mais comercial, no caso 120min, que permitia aos cinemas de Hong Kong exibi-los mais vezes aos dia. Assim, os dois entraram em conflito acerca do que deveria ser cortado: Tsui achava que deveria se dar mais foco a Lung, enquanto Woo queria manter os protagonista originais nos holofotes. Nessa batalha, acontecia que o que Tsui tirava, Woo voltava e colocava, tirando algo que Tsui tinha deixado. Como obviamente a situação ficou inviável, a solução encontrada foi mandar os rolos do filme para uma empresa especializada realizar a edição, o que resultou em uma edição meio incerta, que acaba espremendo os fatos na segunda metade do filme.


Deixando o roteiro de lado, as atuações do filme continuam no mesmo nível do primeiro. Dean Shek, que interpreta Lung, foi uma boa adição ao já ótimo trio formado no primeiro filme por Lung Ti, Leslie Cheung e Chow Yun Fat. Aliás, sobre Yun Fat tem que se comentar. Apesar de seu personagem Ken ter sido inserido na força, é inegável que não existiria filme sem ele. Ao contrário de Mark, que devido ao próprio rumo da história, adquiriu uma certa melancolia, Ken é muito mais descompromissado e sarcástico, sem deixar de lado a honra que o irmão já possuía. Sem contar que o visual de Ken vestindo o sobretudo todo furado pelos tiros  que o irmão tomou é ainda mais cool que a visão de Mark.

A parte técnica continua impecável, e a ação começa atingir o nível de insanidade por qual Woo é famoso. Mas se tem uma característica marcante em A Better Tomorrow II é todo o exagero na violência inserida no filme, com muitos litros de sangue falso, faíscas, explosões e uma contagem de corpos de fazer inveja. Woo declarou que ódio fazer o filme todo, exceto a cena final, e devo dizer que eu entendo ele. Se todo o filme pode até ser dispensável, a cena final é antológica: um massacre com sangue voando pra todos os lados, um duelo protagonizado por Yun Fat, chegamos a ver Lung Ti lutando com uma katana (!), isso só pra dar uma olhadinha por cima.

A Better Tomorrow II foi um sucesso ainda maior que o primeiro e Woo chegou a escrever um roteiro para o terceiro filme, mas devido as desavenças com Hark Tsui durante as filmagens desse, abandonou a franquia. Tsui então resolveu reescrever o roteiro de Woo a sua maneira e dirigiu ele mesmo A Better Tomorrow III. Enquanto Woo gostou tanto de seu roteiro, que fez as adaptações necessárias e o filmou em Bullet In The Head. 

Apesar de alguns tropeços no roteiro e uma pós-produção conturbada, A Better Tomorrow II mantém um nível alto, com grandes momentos e o melhor do heroic bloodshed, e foi o pontapé final de Woo para a ação exagerada. Isso tudo o faz merecer o status que tem.


Curiosidade: os fofoqueiros do mundo do cinema dizem que o Tarantino tirou a idéia dos ternos em Cães de Aluguel da cena final de A Better Tomorrow II.

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